Normas para submissão de trabalhos científicos

EDITAL – TRABALHOS CIENTÍFICOS – PNEUMOCEARÁ 2025

A Comissão de Trabalhos Científicos do Pneumoceará 2025 torna pública a abertura de inscrições de trabalhos e estabelece normas relativas à inscrição dos trabalhos.

A). NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

01. Os trabalhos científicos que poderão ser submetidos ao Congresso são:

– Trabalho original: estudo realizado com delineamento original e ainda não publicado.
– Trabalho relato de caso: descrição completa de um caso clínico ou uma série de casos clínicos.

Não serão aceitas revisões isoladas da literatura, revisões integrativas, revisões sistemáticas com meta análises, relatos de casos sem mérito educativo ou com documentação insuficiente.

Não serão aceitos trabalhos científicos que já tenham sido apresentados em edições anteriores do Congresso Brasileiro.

02. O prazo para submissão do trabalho encerra no dia 15 de julho de 2025. (O prazo para submissão de trabalhos científicos foi PRORROGADO até o dia 15 de agosto de 2025.)

03. A submissão do trabalho só será aceita mediante a comprovação da inscrição de um dos autores no congresso. Os resumos serão analisados apenas após concordância com os termos descritos nas Instruções de submissão.

04. Os dados pessoais devem ser cadastrados corretamente, pois servirão para a publicação de trabalhos científicos e para sua inscrição no evento.

05. Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto. Todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos e ao evento, serão enviadas para ele.

06. O CPF é um campo de identificação do autor principal e dos co-autores.

07. Grave o arquivo com seu texto no site, a falta do mesmo impossibilita a avaliação;

08. Cada participante poderá enviar até 04 (três) trabalhos científicos, sendo apenas um como autor principal e os demais como coautor.

09. Serão premiados os 3 melhores trabalhos.

10. Todos os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de e-pôsters. O dia e o horário serão definidos pela comissão organizadora após a finalização da programação.

11. O apresentador deverá estar presente na sala ou no local indicado no programa com antecedência de pelo menos 15 minutos.

12. O apresentador terá 05 minutos para sua apresentação. No final haverá 05 minutos para discussão. É imprescindível que os horários sejam seguidos à risca.

13. REGRAS PARA CONFECÇÃO

O RESUMO ORIGINAL deve ser separado nas seguintes seções: “Introdução”, “Objetivos”, “Métodos”, “Resultados” e “Conclusão”. Em “Métodos” deverá estar explícita a informação sobre aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Trabalhos sem resultados claramente descritos não serão aceitos. Não serão aceitos resumos com colocações do tipo “os resultados serão apresentados na ocasião”;

O RELATO DE CASO deve ser apresentado nas seguintes seções: “Introdução”, “Relato do Caso”, “Discussão” e “Suporte financeiro”.

É imprescindível a submissão: 1) Termo de Consentimento assinado pela paciente; ou 2) aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição onde ocorreu o atendimento do paciente; ou ainda, 3) carta do médico orientador demonstrando que foram tomados todos os cuidados para tornar o caso não identificável.

14. A premiação dos melhores trabalhos (original ou relato de caso) será realizada no dia 13/09/2025 na sessão de encerramento do Congresso.

15. Será entregue o certificado correspondente. Apenas 1 (um) certificado será entregue por trabalho. Para correção de eventuais erros na impressão dos certificados, favor dirigir-se à secretaria do evento.

16. O resumo do trabalho original ou relato de caso deve ser digitado no formulário e poderá conter no máximo 3.000 caracteres, excluindo título, nomes do(s) Autor(es) e Instituição.

17. O nome de cada autor deve ser descrito começando pelo último sobrenome seguido das iniciais dos outros nomes em maiúsculo (Ex: GUEDES, M. A. S.; SANTOS, J. G.). OBSERVE A NECESSIDADE DE PONTO APÓS CADA INICIAL MAIÚSCULA E DE PONTO E VÍRGULA SEPARANDO OS NOMES DOS AUTORES. O nome do autor que apresentará o trabalho deve ser o primeiro. Cada trabalho poderá ter no máximo 01 autor e 04 co-autores.

18. O autor responsável pelo resumo apresentado, que tiver seu trabalho aprovado receberá por e-mail maiores detalhes para apresentação do pôster digital.

19. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e co-autores autorizam a Comissão Organizadora do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

B). DAS ÁREAS TEMÁTICAS

O Resumo Original ou o Relato de Caso deverão ser classificados pelos próprios autores em uma das seguintes áreas temáticas:

  • Asma
  • Bronquiectasias
  • Câncer
  • Circulação Pulmonar
  • Cirurgia Torácica
  • Cuidados Paliativos
  • Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
  • Doenças Intersticiais Pulmonares
  • Doenças Ambientais Ocupacionais
  • Distúrbios Respiratórios do Sono
  • Endoscopia Respiratória
  • Epidemiologia
  • Fibrose Cística
  • Função Pulmonar
  • Imagem
  • Infecções Respiratórias/Micoses
  • Ventilação Mecânica
  • Pleura
  • Pneumopediatria
  • Tabagismo
  • Telemedicina
  • Tosse
  • Tuberculose

C). DA SELEÇÃO DOS RESUMOS

  • A lista de trabalhos aprovados será igualmente publicada no site do evento.
  • Os resumos aprovados serão divulgados no dia 27 de agosto de 2025.
  • Os resumos aprovados para a modalidade e-pôster, devem enviar o trabalho no template padrão do Congresso, via sistema, até 07 de setembro de 2025.
  • A Comissão Científica é soberana no direito de selecionar, avaliar, aceitar ou recusar trabalhos para apresentação no evento. As decisões divulgadas de aprovação ou recusa dos trabalhos serão consideradas definitivas e não estarão sujeitas a recursos ou pedidos de revisão.

D). DA PREMIAÇÃO

CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS TRABALHOS

I) Atualidade, originalidade do trabalho e relevância do tema;

II) Adequação e qualidade da introdução do trabalho;

III Consistência teórica do trabalho;

IV) Metodologia utilizada (adequação e qualidade);

V) Análise de dados e resultados: articulação teórica e metodológica da interpretação;

VI) Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;

VI) Conclusões: fundamento, coerência e alcance;

VIII) Qualidade da redação e organização do texto (clareza e objetividade);

Na apresentação oral, serão considerados os seguintes tópicos

I) Conhecimento teórico do conteúdo;

II) Adequação do conteúdo à sequência do trabalho científico;

III) Obediência ao tempo estabelecido;

IV) Adequação do material visual à apresentação científica.

INFORMAÇÕES

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